Biblioteca Sensor Ultra-Sônico IDE 22 e 1.0.1 - Library Ultrasonic Sensor IDE 22 e 1.0.1

Saudações amigos,

Sensor Ultra-Sônico US - 020
essa semana chegou para mim um pedido que realizei na Deal Extreme, um sensor ultra-sônico (http://dx.com/p/ultrasonic-sensor-distance-measuring-module-for-arduino-148659?item=4). Achei seu funcionamento incrível, mas deparei com um problema de versões, como a biblioteca não é da própria fabricante os códigos não funcionavam na IDE 1.0.1 do Arduino, por ser uma IDE nova as funcionalidade da antiga (022) não funcionavam na nova. Então programei uma versão, baseada na antiga, que roda tanto nas IDEs antigas como na nova, com exemplos em .pde e .ino . Os testes foram feitos com esse sensor. 

Download da Library Ultrasonic Sensor: Library Ultrasonic Sensor.zip

Um exemplo básico de código é esse: 



/* Ultrasonic - Library for HR-SC04 Ultrasonic Ranging Module.
/  Camilo de Lellis Barreto Junior - Computer engineer
/  Uberlandia - Minas Gerais - Brazil
/  10/2012
/  e-mail: <barretojuniormail@gmail.com>
/  blog: http://roboticlabview.blogspot.com.br
*/

#include <Ultrasonic.h>

Ultrasonic ultrasonic; 

void setup() {
  Serial.begin(9600); 
  ultrasonic.attach(9,8); // (Trig PIN,Echo PIN)
}

void loop()
{
  Serial.print(ultrasonic.Ranging(CM)); // CM or INC
  Serial.println(" cm" );
  delay(100);
}

O sensor US - 020 teve um alcance máximo entre 160 e 150 cm, achei a distância de alcance muito boa. Os resultados são bem exatos, com uma precisão incrível. 

Recebendo a distancia em cm - Serial Monitor

Sensor Ultra-Sônico

Bom, não podia faltar a integração com o LabVIEW e adicionar mais um componente para o projeto FAD. Fiz mais um bloco para leitura do sensor, minha idéia é criar um radar ultra-sônico para mapear uma área com obstáculos e mostrar esses obstáculos na tela, como se fosse uma tela de radar, como a dos filmes. Isso pode ser aplicado em robôs de reconhecimento, autônomos, entre outros. Um primeiro teste foi feito, ainda há melhorias a fazer: 

Tela em construção do Radar Ultra-Sônico


Códigos em LabVIEW

Ainda está no começo, quero adicionar um servo motor para movimentar o sensor de 0 a 180 graus, a cada grau o sensor faz a leitura de distância, e plotar isso no radar. Futuramente postarei atualizações.


4 comentários:

  1. Bom Dia Camilo!!

    Estou com um projeto na faculdade onde preciso controlar o nível de um tanque.Estou com dificuldades quanto a leitura do Sensor Ultrassônico no LabView, pois não tenho a SubVI necessária...Gostaria que você me ajudasse quanto a isso.

    ResponderExcluir
  2. estou com problema com o sensor a linha ultrasonic ultrasonic; essa linha fica dando um erro
    eu quero que voce me ajuda


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. de uma olhada na versão do seu IDE, talvez possa ser isso. Recomendo a versão 23 ou a 1.0.1

      Excluir
  3. Como medir em milimetros?

    ResponderExcluir